quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Construído em estilo medieval Templo Templário ganha esculturas dos quatro Evangelistas

Sede do Gran Priorato Templário do Brasil - Cavalaria Espiritual São João Batista com os Evangelistas.
 

A sede do Gran Priorato Templário do Brasil - GPTB - Cavalaria Espiritual São João Batista -CESJB, situada em Carangola, na Chácara Luz da Manhã,  vinculada à SMOTH e ao Gran Priorato Internacional Templário - GPIT, passou a ter desde o dia 7 de novembro,  em cima de suas colunas frontais, a escultura dos Evangelistas João, Mateus, Lucas e Marcos.
As esculturas foram esculpidas pelo artista Afonso Barra, o mesmo que executou, ao longo da rota de peregrinação do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil as esculturas em homenagem aos índios (base da cachoeira de Tombos), Nossa Senhora de Lourdes (Gruta da Pedra Santa - Catuné), São José (Pedra Dourada), São Mateus (Faria Lemos), Pietá (Escola Regina Pacis), Santa Luzia (Carangola), São João Batista (Caiana) e São Sebastião (Espera Feliz).
Para a colocação das esculturas em cima das colunas do Templo foi necessário a ajuda de Felipe, Maurílio Estrela, Francisco e Lelei, além do Gran Prior Albino Neves.
Na base da escultura de cada Evangelista há um animal correspondente ao seu signo.
Na coluna da frente, do lado direito está o Evangelista João: Dentre os quatro João foi o maior teólogo, é representado por uma águia, por causa do elevado estilo do seu Evangelho, que fala da Divindade e do Ministério altíssimo do Filho de Deus. Ele inicia seu Evangelho de cima pra baixo: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus" (Cf. Jo 1,1-5). Daí a águia, por ser a ave que voa mais alto e faz os seus ninhos nos montes mais elevados. É a dimensão da liberdade do Filho de Deus diante das forças deste mundo.
Ainda do lado direito, na coluna do fundo, está o Evangelista Marcos: Marcos inicia o seu Evangelho falando de João Batista, a voz que clama no deserto (Cf. Mc 1,1-25). Seu símbolo é um leão alado, representando as feras que habitam o deserto. É a dimensão da força, realeza, poder, autoridade do Filho de Deus.
Já na coluna esquerda, na frente, está o Evangelista Mateus: Mateus é representado por um anjo ou homem alado porque inicia o seu evangelho com a genealogia de Jesus Cristo, mostrando a sua origem e descendência humanas, marcados pelo seu nascimento (Cf. Mt 1). É a dimensão da obra-prima de Deus que criou o homem à sua imagem e semelhança.
Ao fundo do lado esquerdo está o Evangelista Lucas: Um touro alado simboliza o evangelista Lucas. Ele inicia o seu Evangelho falando do Zacarias, sacerdote em função naquele ano e cuja tarefa era oferecer sacrifícios no Templo de Jerusalém. O touro é a representação dos sacrifícios oferecidos (Cf. Lc 1,25). É a dimensão da oferta a Deus.
Além dos quatro Evangelistas o Templo conta também com um Cavaleiro e uma Dama Templários ao lado da porta de entrada e dentro do Templo com a face de Jacques De Molay em homenagem ao Grão Mestre da Ordem queimado na fogueira em 1314 na porta da Catedral de Notre Dame, Paris, França.
O escultor Afonso Barra foi homenageado pelo GPTB- CESJB com um Título de Honra ao Mérito pelas obras realizadas para o Gran Priorato. Entregaram em suas mãos o Diploma além do Gran Prior, o Senescal Randolpho Radsack, a Mestre de Cerimônias Cátia Santiago, a Chanceler Patrícia Guerra e a Guardiã da Virgem Marisa Barbosa.



 







 


Nenhum comentário:

Postar um comentário