quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Monumentos do Caminho da Luz foram destaque na Revista Terra da Gente


*A Revista Terra da Gente, com abrangência nacional, destacou em sua Edição nº 101, de setembro, duas páginas num texto e foto de Tiago Gonçalves, ao trabalho realizado pelo artista Afonso Barra, que vem fazendo esculturas ao longo do Caminho da Luz, encomendadas pela Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ - através de seu Presidente Albino Neves.
A matéria intitulada "Escultor da sensibilidade" fala sobre as obras de Afonso Barra e sobre sua veneração por São Francisco de Assis.

Afonso Barra foi destaque na Revista Terra da Gente.
Quando menino, Afonso Barra dizia querer ser desenhista de histórias em quadrinho e o artista, durante certo tempo, seguiu este caminho, que consumia-lhe metade do dia, história que ele relatou a Tiago Gonçalves. O Artista lembrou que foi numa Semana Santa que foi "despertado para a escultura", obras que fazia de barro, a princípio Nossa Senhora das Dores e o Senhor morto e que ganhavam cabelos de estopa.
O escultor relatou que com argila consegue moldar esculturas de até 1 metro e que após esta tamanho é necessário que a mesma seja feita com cimento, material com que ele já esculpiu obras de até 5 metros de altura.
Afonso Barra, que recentemente esculpiu Dondinho com o filho Pelé, obra que mede mais de 5 metros, inaugurada pelo próprio Rei do Futebol, lembrou ao repórter que desde 2010 "percorre as estradas do Caminho da Luz, em Minas Gerais, realizando esculturas pouco maiores que um ser humano e que ao todo já foram feitas ao longo da via 7 obras, sendo uma delas a Pietá, desta feita na Escola Servita Regina Pacis, sendo as outras em Tombos (Monumento ao Índio, primeiro peregrino do Caminho da Luz), Catuné (Nossa Senhora de Lourdes), Pedra Dourada (São José), Faria Lemos (São Mateus), Carangola (Santa Luzia) e Caiana (São João Batista).
Dom Emanuel se maravilha com a obra de afonso Barra
Sobre suas obras prediletas Afonso Barra destaca que uma é um bêbado banhado em cachaça, em Cambuquira/MG e a outra, um casal de índios à beira da Cachoeira de Tombos (início do Caminho da Luz e primeira obra realizada por ele ao longo do percurso).
O Artista lembrou ainda que ao longo da rota de peregrinação do Caminho da Luz serão realizadas 3 outras esculturas nas cidades de Espera Feliz, Caparaó e Alto Caparaó e que existe a vontade do Presidente Albino Neves encomendar outras duas obras após a conclusão do roteiro. Uma em Tombos e outra em Água Santa (Distrito de Tombos).
"O trabalho de Afonso Barra é de uma sensibilidade 'à flor da pele', pois ele consegue transformar o "indizível através do sensível de uma forma plena e com grande valor artístico" lembrou o Presidente Albino Neves enfatizando "ele consegue fazer com que o duro concreto de cimento tenha alma".

Nenhum comentário:

Postar um comentário